Submissões

Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Kriterion: Revista de Filosofia?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Exigências quanto à forma e preparação de manuscritos

O artigo deve ser inédito, tanto por meio impresso quanto por meio digital. Por 'meio digital' entende-se um artigo indexado/ISSN, quer em algum periódico eletrônico, quer em atas de congressos.

O tema deve ser pertinente e atual na área filosófica de interesse do trabalho submetido. Os objetivos devem ser claramente expostos, a argumentação sólida e a conclusão contemplar os propósitos iniciais.

A bibliografia deve ser atualizada e demonstrar um profundo conhecimento das pesquisas atuais da área.

Contribuições que sejam apenas uma rememoração do estágio atual das pesquisas não serão aceitas.

 

Exigências para submissão

O texto deverá ser adequado às normas abaixo para efeito de submissão. Uma vez aprovado para publicação, deverá ser adequado às normas para publicação.

O texto deve ser preparado em formato ANÔNIMO e DESPERSONALIZADO, pelo que entende-se que não haja qualquer informação sobre a identidade ou referência que permita a identificação do/a autor/a. A não observância desta exigência tem como implicação a rejeição sumária da submissão por parte do Diretor/Conselho Editorial.

O periódico não publica artigos com mais de dois autore/as.

O periódico publica apenas artigos de Doutore/as ou Doutorando/as.

O periódico não aceita mais de uma submissão de um/a mesmo/a autor/a por ano, nem publica artigos de um/a mesmo/a autor/a em intervalo inferior a dois anos.

É requerido o número ORCID (obtido gratuitamente no endereço https://orcid.org).

Os artigos podem estar escritos em português, inglês, francês, espanhol, italiano ou alemão. As exigências quanto à forma e preparação dos manuscritos se aplicam integralmente a autores estrangeiros e a contribuições de autores brasileiros em língua estrangeira.

Os originais, em formato Word (doc; docx), deverão ser digitados em espaço 1,5, e deverão obedecer aos limites mínimo de 7.000 e máximo de 10.000 palavras, com a fonte Times New Roman tamanho 12. As margens direita e esquerda devem respeitar a distância de, no mínimo, 3 cm.

O artigo deverá apresentar o título e um pequeno resumo de seu conteúdo (de até 200 palavras) no idioma em que foi escrito e em inglês (quando redigido neste último idioma, o segundo resumo deverá ser em português). Logo abaixo do resumo, deverá ser feita a indicação das palavras-chave (entre três e seis). Tais palavras-chave devem seguir o idioma em que os resumos foram escritos.

 

Exigências para publicação

O texto, uma vez aceito para publicação, deverá ser padronizadao conforme o disposto abaixo.

Referências

Os textos consultados deverão estar listados no final do artigo, conforme o exemplo:

MONTAIGNE, M. (1580). “Les Essais”. Ed. Pierre Villey, 3 vols. Paris: Quadrige/ PUF, 1992.

HEIDEGGER, M. “Sein und Zeit”. Tübingen: Niemeyer, 1927.

HUME, D. (1777). “Enquiries Concerning Human Understanding and Concerning the Principles of Morals”. 2ª ed. Oxford: Clarendon Press, 1902.

Detalhes de traduções, edições, reedições etc. deverão ser mencionados:

PASCAL, B. “Pensées in OEuvres completes”. Ed. L. Lafuma. Paris: l’Integrale/ Seuil, 1963. Tradução para o português de Mário Laranjeira, São Paulo: Martins Fontes, 2001.

ADORNO, T., HORKHEIMER, M. “Dialética do Esclarecimento”. Tradução de Guido de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1985.

KITCHER, Philip. “Projecting the Order of Nature”. In: Kant's Philosophy of Physical Science. Ed. Robert E. Butts. Dordrech, the Netherlands: D. Reidel, 1986. Reprinted in: Kant's Critique of Pure Reason: Critical Essays. Ed. Patricia Kitcher. Lanham, MD: Rowman and Littlefield, 1998.

Para trabalhos reeditados, os detalhes acerca da edição original devem ser informados, mas é permitido que conste apenas a paginação da reedição:

WALZER, Richard Rudolf. “New Light on the Arabic Translations of Aristotle”. In: Oriens. Vol. 6, Nr. 1. Leiden: Brill, 1953. Reprinted in: Greek into Arabic: Essays on Islamic Philosophy. Cambridge, Massachussetts: Harvard University Press, 1962. pp. 142-163.

Livros contendo artigos deverão ser citados separadamente dos últimos:

P. Horwich (ed.). “World Changes”. Cambridge, Mass.: MIT Press, 1993. EARMAN, John. “Carnap, Kuhn, and the Philosophy of Scientific Methodology”. In: P. Horch (ed.), 1993. pp. 9-36.

Pede-se cuidado redobrado com pontuação da referência. A referência deve dispor os dados da publicação de modo completo.

Citações

As obras citadas, referidas, mencionadas, etc. devem, sempre que possível, aparecer no corpo do texto, segundo o seguinte padrão:

Autor seguido de data entre parênteses. Por exemplo:

Comte (1929)

ou

(Comte, 1929).

Deve haver vírgula após a data, tal como em:

"Foucault (1975, pp. 90-99) anuncia uma espécie de decálogo, com o qual os reformadores tentam influenciar com eficácia universal os comportamentos sociais da política criminal."

ou

"Foucault anuncia uma espécie de decálogo, com o qual os reformadores tentam influenciar com eficácia universal os comportamentos sociais da política criminal (Cf. Foucault, 1975, pp. 90-99)."

Citações curtas podem aparecer apenas entre aspas duplas. Citações longas devem aparecer com recuo, precedido e sucedido por um espaço de linha, e não devem estar entre aspas. As informações sobre a referência devem constar ao final do texto citado, de acordo com o exemplo:

“Assim como a mercadoria é a unidade imediata de valor de uso e valor de troca, o processo de produção, o processo de produção de mercadoria, é a unidade imediata do processo de trabalho e do de valorização. Como mercadorias, isto é como unidade imediata de valor de uso e valor de troca, como resultado, como produto, aparecem ao processo {aus dem prozess herauskommen}, então como um elemento constituinte dele”. (Marx, RuP, p. 11).

Citações de obras clássicas:

Para obras clássicas, os autores podem usar uma abreviatura em vez da data. Por exemplo, um autor, referindo-se a “O Capital” de Karl Marx, poder-se-ia escrever "De acordo com Marx (RuP, p. 11) ...". A abreviatura utilizada deve ser mencionada na seção de referências bibliográficas, como esta:

Marx, K. “Resultate des unmittelbaren Produktionsprozess”. In: Das Kapital. I. Buch. Der Produktionsprozess des Kapitals. VI. Kapitel, Archiv sozialistischer Literatur, 17. Frankfurt: Verlag Neue Kritik, 1970.

Artigos clássicos podem ser citados pelo título entre aspas:

Kant, em a "Crítica da razão pura", estabelece a diferença entre juízos sintéticos e juízos analíticos.

Citações de periódicos eletrônicos seguem o seguinte exemplo:

Stevenson, Olive. “Genericism & specialisation: the story since 1970”. British Journal of Social Work, 35, julho de 2005 [Online]. Disponível em: http://bjsw.oxfordjournals.org/ (Acessado em 05 de setembro de 2008).

Aspas

Aspas individuais devem ser usadas para referir uma palavra ou símbolo, como em:

Por 'Cicero' refiro-me ao homem que denunciou Catilina.

Para mencionar uma expressão dentro de outra que já esteja entre aspas simples, utilize aspas duplas. Caso contrário, aspas duplas devem ser usadas apenas para citar, ou sugerir usos especiais (ironia, etc). Pede-se colocar sinais de pontuação fora das aspas.

Notas de rodapé

Para inserir notas, utilize notas de rodapé (numeradas com algarismos arábicos), mas não notas finais. Citações dentro de notas de rodapé seguem as convenções acima.

Reconhecimento em nota de rodapé: Se o autor decidir incluir uma nota de reconhecimento, isto deve ser referenciado no título, através da indicação de um "*" (o que significa nota não numerada).

Notas de rodapé não devem ser utilizadas para citações normais. Deve-se utilizar, no texto, a convenção autor (data). Nas citações de notas de rodapé, a data deve constar da publicação original, e não da reedição, ainda que as referências de páginas sejam da reimpressão.

Assim, um autor referindo-se a de Putnam "Matemática sem fundamentos" (publicado originalmente em 1967), com a segunda edição reimpressa em livro de matemática de Putnam, “Matemática, matéria e método” (publicado em 1979) citará da seguinte maneira: (Putnam, 1967. p 43).

Palavras estrangeiras

Palavras estrangeiras devem estar em itálico.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. O artigo deve ser inédito, tanto por meio impresso quanto por meio digital. Por meio digital entende-se um artigo indexado/ISSN, quer em algum periódico eletrônico, quer em atas de congressos
  2. Os arquivos para submissão estão em formato de texto do Microsoft Word, extensão *.doc, *.docx.

  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está digitado em espaço 1,5, e obedece aos limites mínimo e máximo de 7.000 e 10.000 palavras, respectivamente, com a fonte Times New Roman no tamanho 12. As margens direita e esquerda devem respeitar a distância de, no mínimo, 3 cm. Contém resumo e abstract, ambos em dois idiomas.
  5. Foram observadas as exigências para submissão descritas como exigências para submissão nas Exigências quanto à forma e preparação de manuscritos.

  6. No caso submissão de tradução, o autor se comprometer a transferir, como documento suplementar (passo 4), autorização para eventual publicação na revista, datada e assinada pelo(s) responsável(eis) pelos direitos autorais do texto traduzido
  7. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  8. É obrigatório que o autor informe sua filiação acadêmica e titulação, sob pena do artigo ser rejeitado antes da avaliação por pares.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
  • Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revsita (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.