Histórico do periódico

A Kriterion, revista do Departamento de Filosofia da UFMG, é a revista de filosofia mais antiga do Brasil. Foi fundada no dia 28 de junho de 1947 por resolução da Congregação da então Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG. Em outubro de 1947, foi publicado o primeiro número da Revista.

Até 1948, a Revista foi trimestral (volume I, números 1 a 4). De 1948 a 1962, semestral (volumes II a XV, números 5/6 a 61/62). De 1963 a 1975, anual (volumes XVI a XXI, números 63 a 68). A Kriterion teve sua periodicidade regular desde seu aparecimento em 1947 até 1966, quando, por falta de recursos, deixou de circular até 1972 (volume XIX, número 66, correspondente aos anos de 1966 a 1972). A predominância de artigos de cunho filosófico se deu entre os números 66 e 71.

No período de 1978 a 1984, a Revista teve sua publicação paralisada. Em sua 107ª Reunião, realizada em 18 de março de 1982, a Congregação da FAFICH/UFMG decidiu transferir ao Departamento de Filosofia a responsabilidade pela Revista, cujo título passou a ser “Kriterion, Revista de Filosofia”, atribuindo ao Departamento a captação dos recursos financeiros para a manutenção do periódico.

Corpo Editorial

Conselho Editorial

Leonardo de Mello Ribeiro – Diretor
Telma de Souza Birchal - Vice-Diretor

Representantes dos Docentes

Giorgia Cecchinato
José Raimundo Maia Neto
Tadeu Mazzola Verza

Representante Discente

Washington Luiz Silva

Dados Técnicos

TítuloKriterion: Revista de Filosofia
Título abreviadoKriterion
Título abreviado ISOKriterion
Título anteriorKriterion, Revista da Faculdade de Filosofia da Universidade de Minas
Gerais
ISSN impresso0100-512X
ISSN online1981-5336
MissãoPublicar artigos em filosofia ou que tenham relevância filosófica, assim
como fazer um intercâmbio de publicações de textos filosóficos de
pesquisadores do Brasil e do Exterior.
Tipos de trabalhos que publicaArtigos filosóficos, traduções e resenhas.
InstituiçãoFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG
Área(s) do conecimento (tabela CNPq)Human Sciences
Sub-área(s) do conhecimento (tabela CNPq)Filosofia; Metafísica; Ética; Lógica; História da Filosofia
PeriodicidadeQuadrimestral
Endereço no Scielohttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0100-512X&lng=en&nrm=iso
Informação do WebsiteArtigos completos com acesso gratuito
Licença adotada – Copyrights.Creative Commons BY-NC
Ano de criação1947
Bases de dados nacionaisCCN/IBICT e Pergamum
Bases de dados estrangeirasPhilosopher’s Index (USA); MLA – International Bibliography ( N. York,
USA); Bibliographie de la Philosophie (Louvain, Bélgica), EBSCO (Massachusetts, EUA) e SciELO (América
Latina)
Classificação na avaliação QUALIS/CAPESA1
E-mailrevistakriterion@gmail.com
Editor chefeLeonardo Mello Ribeiro
Endereço para correspondênciasAv. Antônio Carlos, 6627 – Campus
Pampulha. Belo Horizonte/MG – Brasil.
Telefone(31) 3409-5025
Fax(31) 3409-5041