DESIGUALDADES EDUCACIONAIS ENTRE AS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS: UM ESTUDO COMPARATIVO A PARTIR DO ENEM

Raquel Callegario Zacchi, Marlon Gomes Ney

Resumo


O artigo analisa o desempenho educacional dos alunos das escolas públicas brasileiras, quais sejam escolas estaduais e federais1, obtido a partir do ENEM. A pesquisa utilizou os microdados de desempenho no ENEM de 2011, excluindo os alunos que não informaram a dependência administrativa da escola, bem como os que faltaram ou foram eliminados de qualquer uma das quatro provas objetivas. Outra adequação da base de dados foi considerar apenas os alunos com idade entre 17 e 19 anos. Em todas as unidades da
federação, os alunos das escolas estaduais obtiveram desempenho inferior aos das escolas federais, exceto no Amapá. Para os segmentos populares, o ingresso em instituições que ofertam ensino médio integrado significa preparação para o mercado de trabalho. Para famílias mais abastadas, o interesse não está imediatamente relacionado com o mercado de trabalho, mas com o aproveitamento de boas condições que as instituições de ensino federais oferecem.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.