Negros e negras na universidade e o desafio das políticas públicas de permanência: o caso do programa conexões de saberes na unirio

Francisco Marcelo

Resumo


Este artigo apresenta parte da pesquisa de mestrado realizada entre 2010/2012, pelo PPGE da UFF, onde analisamos o Programa Conexões de Saberes: diálogo entre a universidade e as comunidades populares,1 enquanto uma pretensa Política de Ação Afirmativa de Assistência Estudantil destinada a garantir uma permanência com qualidade a estudantes negros/as moradores/as de favelas, especificamente2. Para além das dificuldades materiais que geralmente se apresentam como entrave primeiro à permanência de grupos historicamente marginalizados a partir da entrada no ensino superior, outras formas silenciosas como falta de familiaridade com temas acadêmicos, discriminação racial e territorial também atuam como obstáculos a serem superados por esses grupos no espaço acadêmico, que na busca por soluções imediatas podem vir a desenvolver como autodefesa, a negação de suas origens étnicas e socioterritoriais na luta por uma permanência menos adversa na universidade.


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