SILÊNCIO QUE EXCLUI: RELAÇÕES ENTRE HOMOFOBIA E (O DIREITO À) EDUCAÇÃO

Cristiano Santos

Resumo


O presente artigo revela algumas reflexões sobre as relações existentes entre o fenômeno da homofobia e a educação, especialmente no contexto educacional escolar. O texto apresenta breves considerações sobre os conceitos de discriminação, preconceito e homofobia, necessários ao entendimento do amplo alcance de ação da discriminação em razão de orientação sexual e/ou identidade de gênero. Após isto, são traçados apontamentos sobre a relação existente entre a educação, as normas de gênero e sexualidades dissidentes, sendo apresentadas razões pelas quais a homofobia não afeta somente pessoas que
fogem à norma heterossexual. Aspectos dos prejuízos educacionais e violações de direitos das pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais são explorados mais ao final do texto. Por fim, são apresentadas recomendações e considerações para o setor educacional que ao mesmo tempo em que, por algumas situações, alimenta homofobia, também guarda em si a possibilidade de transformar este ambiente e educar para o efetivo exercício dos direitos humanos e para a liberdade das orientações e identidades sexuais e de gênero.


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