A mídia como objeto de estudo da ciência política brasileira: análise da produção em periódicos qualificados
Resumo
O objetivo do artigo é examinar a produção acadêmica sobre mídia e política nos principais periódicos qualificados na área de Ciência Política no Brasil. O levantamento inclui 20 periódicos científicos, no período de 1980 a 2017. A pesquisa mapeia aspectos como: a) os veículos e gêneros mais estudados; b) as temáticas e metodologias; c) o perfil acadêmico dos autores e das instituições aos quais são vinculados. A análise é ancorada em três hipóteses: (a) a centralidade dos mídias nos processos políticos e eleitorais a partir da década de 1990 foi um dos impulsionadores dos estudos sobre mídia e política no Brasil; (b) em razão disso, os períodos eleitorais e o tema eleições concentram o maior volume de pesquisas; (c) os estudos são predominantemente qualitativos, fruto do maior engajamento de comunicólogos e sociólogos e do baixo envolvimento de cientistas políticos nessa agenda de pesquisa. A metodologia empregada se baseia em levantamento documental de todos os artigos publicados no período, além de análises estatísticas como qui-quadrado e teste Phi. As três hipóteses são confirmadas com os dados empíricos.
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