A mídia como objeto de estudo da ciência política brasileira: análise da produção em periódicos qualificados

Antonio Teixeira de Barros, Lucas Emanoel Silva

Resumo


O objetivo do artigo é examinar a produção acadêmica sobre mídia e política nos principais periódicos qualificados na área de Ciência Política no Brasil. O levantamento inclui 20 periódicos científicos, no período de 1980 a 2017. A pesquisa mapeia aspectos como: a) os veículos e gêneros mais estudados; b) as temáticas e metodologias; c) o perfil acadêmico dos autores e das instituições aos quais são vinculados. A análise é ancorada em três hipóteses: (a) a centralidade dos mídias nos processos políticos e eleitorais a partir da década de 1990 foi um dos impulsionadores dos estudos sobre mídia e política no Brasil; (b) em razão disso, os períodos eleitorais e o tema eleições concentram o maior volume de pesquisas; (c) os estudos são predominantemente qualitativos, fruto do maior engajamento de comunicólogos e sociólogos e do baixo envolvimento de cientistas políticos nessa agenda de pesquisa. A metodologia empregada se baseia em levantamento documental de todos os artigos publicados no período, além de análises estatísticas como qui-quadrado e teste Phi. As três hipóteses são confirmadas com os dados empíricos.


Texto completo:

PDF

Referências


REFERÊNCIAS

ALTHEIDE, David L. Media logic. The International Encyclopedia of Political Communication, p.1–6, 2016 .

ARRETCHE, Marta. Apresentação. Dossiê agenda de pesquisas em políticas públicas. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v.18 nº.51, p.7-10, 2003.

BARROS, Antonio Teixeira. A dimensão educativa da mediatização ambiental: possibilidades e críticas. Comunicação & Sociedade 37, n.3 (2015a): 391-416.

BARROS, Antonio Teixeira. Sociologia da mídia: principais perspectivas e contrapontos. Seculo XXI, v.5, n. 1, p. 186, 2015b.

BARROS, Antonio Teixeira de. O projeto de transparência do Senado Federal: entre a accountability e a propaganda política. Sociologias, Porto Alegre, v.17, n.39, 2015c, p.338-368.

BAUMAN, Z. A sociedade individualizada. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

BECKER, Howard S. Outsiders. Estudos de sociologia do desvio. Rio de Janeiro: Zahar, 2008 [1963].

BERGAMO, A. Reportagem, memória e história no jornalismo brasileiro. Mana, Rio de Janeiro, v.17, n.2, ago, p. 233-269 2011 .

BERGER, Christa. Do Jornalismo: toda noticia que couber, o leitor apreciar e o anunciante aprovar, a gente publica. In: Maurice Mouillaud; Sérgio Dayrell Porto. (Org.). O Jornal da forma ao sentido. Brasilia: Editora UNB, 2012, p.715-727.

BIROLI, F. Técnicas de poder, disciplinas do olhar: aspectos da construção do “jornalismo moderno” no Brasil História, São Paulo, v.26, n.2, p.118-143, 2007.

BIROLI, F.; MANTOVANI, D. A parte que me cabe nesse julgamento: a Folha de S. Paulo na cobertura ao processo do “mensalão”. Opinião Pública. Campinas, v. 20, nº 2, 2014, p. 205-218.

BORGES, Mario Neto. As fundações estaduais de amparo à pesquisa e o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação no Brasil. Revista USP, n.89, p. 174-189, 2011.

BOURDIEU, P. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.

BOURDIEU, P. O poder simbólico. Lisboa, Portugal: Difel, 1989.

BRAGA, J. L. Mediatização como processo interacional de referência. In: ENCONTRO DA COMPÓS, 15, 2006, Bauru. Anais... São Paulo, 2006.

BRIGHENTI, Andrea. Visibility: A category for the social sciences. Current sociology, v. 55, n.3, p.323-342, 2007.

CODATO, Adriano et al. A colaboração na Ciência Política brasileira: um estudo exploratório do padrão de coautorias em periódicos nacionais. Anais do 9 º Congreso ALACIP, 26-28 de Julio de 2017, Montevideo.

CHAMPAGNE, Patrick. La construction médiatique des "malaises sociaux"." Actes de la recherche en sciences sociales, v. 90, n.1 (1991):64-76.

CHAMPAGNE, Patrick. A visão mediática. In: BOURDIEU, P. (Org.). A miséria do mundo. Petrópolis: Vozes, 2012, p.63-80.

CHARAUDEAU, Patrick. O discurso politico. São Paulo: Contexto, 2017.

COHEN, Jonathan; TSFATI, Yariv; SHEAFER, Tamir. The influence of presumed media influence in politics do politicians’ perceptions of media power matter? Public Opinion Quarterly, v.72, n.2, p.331-344, 2008.

COOK, T. Making laws and making news. Media strategies in the U.S. House of Representatives. Washington: The Brookings Institution, 1989.

CURTO, Diogo Ramada. Cultura escrita: séculos XV a XVIII. Lisboa: Instituto de Ciências Sociais, 2007.

ELMELUND-PRAESTEKAER, C.; WIEN, C. What's the Fuss About? The Interplay of Media Hypes and Politics. The International Journal of Press, v. 13, n.3, 2008, p.247-266.

FREIRE FILHO, João. Mídia, estereótipo e representação das minorias. Eco pós. Rio de Janeiro, v.7, n.2, p.45-65, 2004.

GAMSON, W; MODIGLIANI, A. Media discourse and public opinion on nuclear Power. American Journal of Sociology, n.95, p.1-37, 1989.

GAMSON, W. Talking politics. Cambridge: Cambridge University Press, 1992.

GOFFMAN, E. Frame analysis: an essay on the organization of experience. New York: Harper, 1974.

GOMES, Wilson. Capital social, democracia e televisão em Robert Putnam. In: GOMES, W.; MAIA, R.C.M. (Orgs.). Comunicação e democracia: problemas e perspectivas. São Paulo: Paulus, 2008, p.221-273.

GIDDENS, A. A constituição da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

GRABER, Doris A.; DUNAWAY Johanna. Mass media and American politics. Washington D.C.: CQ Press, 2014.

GUAZINA, Liziane. O conceito de mídia na comunicação e na ciência política: desafios interdisciplinares. Debates, v.1, n.1, p.49-64, 2007.

LASH, S. A reflexividade e seus duplos: estrutura, estética, comunidade. In: GIDDENS, A.; BECK, U.; LASH, S. Modernização reflexiva: política, tradição e estética na ordem social moderna. São Paulo: EdUnesp, 2012, p.167-257.

LEMIEUX, Cyril. Mauvaise presse: une sociologie compréhensive du travail journalistique et de ses critiques. Paris: Métailié, 2000.

LEMOS, Cláudia Regina F.; BARROS, Antonio T. de. Lutas simbólicas na arena midiática: o poder de agência do Ministério Público e as controvérsias sobre a PEC 37. Opinião Pública. Campinas, v.22, n.3, p.702-738, 2016.

MACHADO, Carla. Pânico Moral: para uma revisão do conceito. Interacções. Coimbra, v. 4, n.7, 2004.

MAIA, Maria de Fátima S. CAREGNATO, Sônia Elisa. Co-autoria como indicador de redes de colaboração científica. Perspectivas em Ciência da Informação, v.13, n.2, p.18-31, 2008.

MEADOWS, A. J. A comunicação científica. Brasília: Briquet de Lemos, 1999.

MELO, José Marques. Política, dimensão hegemônica no pensamento comunicacional latino-americano. Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, v.24, n. 2, p.1-20, 2004.

MIGUEL, Luis Felipe. Um ponto cego nas teorias da democracia : os meios de comunicação. BIB, Rio de Janeiro, n. 49, 1º sem, 2000.

MIGUEL, Luis Felipe. Apresentação. Dossiê Mídia e Política. Revista de Sociologia e Política, nº 21, p. 7-12, 2004.

MORLEY, D. Televisión, audiencias y estudiosculturales. Buenos Aires: Amorrortu editores,

MOSCHKOVICH, Marília; ALMEIDA, Ana Maria F. Desigualdades de Gênero na Carreira Acadêmica no Brasil. Dados, v.58, n.3, p.749-789, 2015.

NOLETO FILHO, Pedro Aquino Noleto. Mídia e Política na Imagem do Congresso. Brasília. Edições Câmara, 2014.

NORRIS, Pipa. Did television erode social capital? A reply to Putnam. Political Social and Politics, v.29, n.3, 1996, p.474-480.

ORMAY, Larissa Santiago. A comunicação social na democracia brasileira: do “ponto cego” ao experimentalismo. Teoria & Pesquisa, v.24, n.2, p.85-95, 2015.

ORTIZ, Renato. A moderna tradição brasileira: cultura brasileira e identidade nacional. São Paulo, Brasiliense, 1991.

PEIRANO, Mariza. A Teoria vivida e outros ensaios. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.

PORTO, Mauro. Dilemas da Racionalidade: o caso dos efeitos da mídia no comportamento político. In: CAMINO, L., LHULIER, L. e SANDOVAL, S. (Orgs.). Estudos sobre Comportamento Político: teoria e pesquisa. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 1997, p.39-53.

PUTNAM, Robert David. The Beliefs of Politicians: Ideology, Conflict, and Democracy in Britain and Italy. Yale University Press, 1973.

RIDDELL, Peter. Members and Millbank: the media and Parliament. The Political Quarterly, v.69, n.B, p.8-18, 1998.

RUBIM, Antonio Albino Canelas; AZEVEDO, Fernando Antônio. Mídia e Política no Brasil: estudos e perspectivas. Lua Nova, n.43, pp.189-216, 1998.

SARTORI, G. Homo Videns: La sociedad teledirigida. Madrid: Taurus, 1998.

SODRÉ, M. A comunicação do grotesco. Petrópolis: Vozes, 1983.

SCHMIDT, L. Ambiente no ecrã: emissões e demissões no serviço público televisivo, Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais, 2003.

SEDEÑO, Eulalia Pérez; ALCALA, Paloma. Ciencia y género. Madri: Editorial Complutense, 2001.

SERRANO, Estrela. A dimensão política do jornalismo. Comunicação & Cultura, n.º 2, 2006, pp. 63-81.

SIMÕES, Rodrigo; BAESSA, Adriano; Bernardo; CAMPOLINA, Leandro, SILVA. A distribuição espacial da produção científica e tecnológica brasileira: uma descrição de estatísticas de produção local de patentes e artigos científicos. Revista Brasileira de Inovação, v.1, n.2, p.225-251, 2002.

SILVERSTONE, Roger. The sociology of mediation and communication. London: Sage, 2005.

SOARES, Glaucio Ary Dillon; SOUZA, Cíntia Pinheiro Ribeiro; Moura,Tatiana Whately de. Colaboração na produção científica na Ciência Política e na Sociologia brasileiras. Sociedade e Estado, v.25, n.3, p.525-538, 2010.

SOUSA, J. P. As notícias e seus efeitos: as teorias do jornalismo e dos efeitos sociais dos medias jornalísticos. Coimbra: Minerva-Coimbra, 2000.

STRÖMBÄCK, Jesper. Four Phases of Mediatization: An Analysis of the Mediatization of Politics. International Journal of Press/Politics 13:3, 228-246. 2008

VANZ, Andrea Samile de Souza. STUMPF, Ida Regina Chittó. Colaboração científica: revisão teórico conceitual. Perspectivas em Ciência da Informação. v.15, n.2, 42-55, 2010.

VELHO, Lea. A ciência e seu público. Transinformação, v.9, n.3, p.15-32, 1997.

VELHO, Léa; LÉON, Elena. A Construção Social da Produção Científica por Mulheres. Cadernos Pagu, n.10, p.309-344, 1998.

THOMPSON, J.B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis: Vozes, 1995.

______. O escândalo político: poder e visibilidade na era da mídia. Petrópolis: Vozes, 2002.

TOURINHO, Manoel malheiros; PALHA, Maria das Dores Correa. A Capes, a universidade e a alienação gestada na pós-graduação. Cadernos EBAPE. BR, v. 12, n. 2, p. p. 279-283, 2014.

TRAVANCAS, Isabel Siqueira. 1993. O mundo dos jornalistas. São Paulo: Summus.

TRESCH, Anke. Politicians in the media: Determinants of legislators' presence and prominence in Swiss newspapers. The International Journal of Press/Politics 14, n.1, 2009, p.67-90.

IYENGAR, Shanto; KINDER, Donald R. News that matters: Agenda-setting and priming in a television age. Chicago University Press, 1987.

VLIEGENTHART, Rens; WALGRAVE, Stefaan; MEPPELINK, Corine. Inter-party agenda-setting in the Belgian parliament: The role of party characteristics and competition." Political Studies, v.59, n.2, p. 368-388, 2011.

VIMIEIRO, A. C.; MAIA, R. C. M. Análise indireta de enquadramentos da mídia: uma alternativa metodológica para a identificação de frames culturais. Revista Famecos, Porto Alegre, v.18, n.1, p.235-252, 2011.

WALGRAVE, Stefaan; VLIEGENTHART, Rens. Why are policy agendas punctuated? Friction and cascading in parliament and mass media in Belgium. Journal of European Public Policy 17, n.8,2010. 1147-1170.

WRIGHT, Tony. Inside the whale: the media from Parliament. The Political Quarterly 69, n.B, p.19-27,1998.

WOLF, M. Teorias da Comunicação. Rio de janeiro: Martins Fontes, 1995.

WOLTON, D. Elogio do grande público: uma teoria crítica da televisão. Porto: Asa, 1994.

WOLTON, D. Internet e depois? Porto Alegre: Sulina, 2007.

WOLFSFELD, Gadi. Making sense of media and politics: Five principles in political communication. Taylor & Francis, 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.