Como o Candidato Alcança seu Eleitor? Mensurando Estratégias Eleitorais por meio dos Gastos de Campanha nas Eleições 2012

Márcio Cunha Carlomagno

Resumo


Este artigo analisa as estratégias eleitorais de 5.533 candidatos a prefeito e 170.648 candidatos a verea- dor, em 1.988 municípios dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná, nas eleições 2012, por meio de seus gastos de campanha. O texto argumenta que (categorias de) gastos de campanha têm sido um tópico pouco explorado no estudo de financiamento eleitoral e pode render diversos fra- meworks para pesquisa sobre tais estratégias. O artigo apresenta uma discussão tipológica sobre a agregação de rubricas de gastos de campanha a par- tir do banco de dados do TSE, à luz dos objetivos de pesquisa, e argumenta que o estudo de estratégias eleitorais por meio dos gastos de campanha pode responder, especialmente, a três tipos de pesquisas, que visem identificar: a) o ambiente eleitoral local (e a variação das estratégias adotadas nestes), toman- do como corte o tamanho do município; b) estra- tégias individuais dos candidatos em uma mesma competição; c) a eficácia dos gastos realizados. Para estes três aspectos são realizados testes empíricos e apresentados dados consistentes. Como estudo de natureza exploratória, ao seu fim lança-se uma agenda de pesquisa com possíveis tópicos a serem investigados futuramente. 


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