Ouvir o lugar, compreender o espaço, escutar a cena

Serge Cardinal

Resumo


Este artigo busca descrever o lugar e o papel das ocorrências sonoras e sua escuta na construção do espaço fílmico pelo espectador. Na medida em que o ouvido espectatorial se compõe a partir de duas dimensões de uma ocorrência sonora – de um lado, o som com sua qualidade acústica, sua plasticidade e, de outro lado, a fonte sonora com sua identidade, seu comportamento – o espaço fílmico se diversifica e se enriquece conforme essa divisão da escuta. Dividido entre a compreensão do espaço a partir das suas fontes e a percepção da espacialidade dos sons, o espectador viaja entre uma atividade cognitiva capaz de construir o quadro situacional de uma narrativa e uma apreciação qualitativa da matéria, da plasticidade do texto fílmico.

Tradução de Cristiane Lima.


Palavras-chave: Escuta. Espectador. Espaço fílmico. Matéria sonora.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


...