O desvio pela ficção: contaminações no cinema brasileiro contemporâneo

Victor Guimarães

Resumo


A tarefa deste texto é a de lançar um olhar crítico sobre um dos traços estéticos mais vigorosos do cinema brasileiro recente: as crescentes contaminações entre estratégias documentais e ficcionais em filmes como Jogo de Cena (Eduardo Coutinho, 2007), Juízo (Maria Augusta Ramos, 2007), O Céu Sobre Os Ombros (Sergio Borges, 2010) e A Cidade É Uma Só? (Adirley Queirós, 2011), entre muitos outros. Buscamos analisar, nas distintas modalidades de trânsito – personagens burlescos que irrompem em meio ao relato documental, histórias vividas que se misturam às imaginadas, trajetórias cotidianas que se tornam ficção –, como os regimes narrativos são colocados em contato, produzindo novas maneiras de olhar para o presente do país no mesmo movimento em que abrem horizontes inesperados para o espectador.


Palavras-chave: Cinema Brasileiro. Documentário. Ficção. Estética. Política.


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